22 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Lula participa de conferência da ONU sobre Palestina e reforça agenda diplomática em Nova York

 Lula participa de conferência da ONU sobre Palestina e reforça agenda diplomática em Nova York

Foto: Ricardo Stuckert / PR

#Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou neste domingo (21) em Nova York para uma série de compromissos multilaterais na sede das Nações Unidas, com foco na questão Palestina, democracia e crise climática. O ponto de partida da agenda é a participação na Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão da Palestina, marcada para esta segunda-feira (22), às 15h (horário local; 16h em Brasília).

Convocada por França e Arábia Saudita, a reunião busca fortalecer os esforços internacionais pela implementação da solução de dois Estados – proposta que prevê a coexistência de Israel e Palestina como nações independentes. Segundo o Itamaraty, o Brasil vê o encontro como uma oportunidade para ampliar o reconhecimento internacional da Palestina como Estado soberano.

A movimentação diplomática ocorre em meio a uma mudança de postura de aliados tradicionais dos Estados Unidos. No domingo, os primeiros-ministros do Reino Unido (Keir Starmer), Canadá (Mark Carney) e Austrália (Anthony Albanese) anunciaram formalmente o reconhecimento do Estado palestino. As declarações, divulgadas pelas redes sociais, também condenaram os ataques israelenses em Gaza, que já deixaram dezenas de milhares de mortos, a maioria civis, e responsabilizaram o Hamas pela ofensiva de outubro de 2023 em território israelense. Os líderes destacaram que o grupo não deve integrar uma futura administração palestina.

Assembleia Geral e discurso de abertura

Na terça-feira (23), Lula discursará na abertura do debate geral da 80ª Assembleia Geral da ONU, tradição que o Brasil mantém desde 1955. Ele será o primeiro chefe de Estado a falar após as falas iniciais do secretário-geral, António Guterres, e da presidente da assembleia, Annalena Baerbock.

A expectativa é de que Lula reforce temas como a necessidade de reformas nos organismos multilaterais, o combate à desigualdade global e a defesa da paz, com destaque para o conflito no Oriente Médio.

Democracia e combate ao extremismo

A agenda continua na quarta-feira (24), com a participação de Lula no segundo encontro do grupo internacional Em Defesa da Democracia e Contra o Extremismo. A iniciativa é liderada pelo Brasil, Chile e Espanha, e contará com representantes de cerca de 30 países.

Criado em julho, durante reunião realizada em Santiago, o grupo busca criar estratégias conjuntas para conter o avanço de discursos extremistas, a desinformação e o enfraquecimento das instituições democráticas. Uma declaração conjunta foi emitida na ocasião, e novos avanços devem ser discutidos em Nova York.

Clima, florestas e adaptação

Ainda na quarta-feira, o presidente brasileiro copreside ao lado de António Guterres um evento dedicado à crise climática, no qual países devem apresentar suas novas metas de redução de emissões dentro do Acordo de Paris (as chamadas NDCs). O Brasil planeja destacar seu papel como liderança na agenda ambiental, especialmente com vistas à COP30, que será realizada em Belém (PA) em 2025.

Lula também participará de encontros paralelos voltados à preservação ambiental. Um deles será promovido pelo Brasil para angariar apoio internacional ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre, iniciativa que visa financiar a conservação das principais florestas tropicais do planeta.

Outro compromisso ambiental inclui uma reunião organizada pelo Centro Global de Adaptação, com foco em soluções para lidar com os efeitos já presentes das mudanças climáticas.

Comitiva brasileira

A comitiva presidencial conta com a presença do chanceler Mauro Vieira, além de ministros e especialistas em clima, democracia e relações exteriores. A visita reforça a estratégia de diplomacia ativa do governo brasileiro, que busca protagonismo nas discussões sobre paz, meio ambiente e governança global.

Por Paraíba Master

Relacionados