15 de outubro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Lula se reúne com líderes do Congresso em clima descontraído durante posse de Edson Fachin no STF

 Lula se reúne com líderes do Congresso em clima descontraído durante posse de Edson Fachin no STF

Foto: Reprodução

#Compartilhe

Durante a cerimônia de posse do ministro Edson Fachin como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve um encontro informal com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), nos bastidores do evento. A conversa ocorreu momentos antes do início da solenidade e foi marcada por um clima amistoso, com risadas e descontração.

O diálogo aconteceu na antessala do plenário da Corte, onde também estavam presentes autoridades como o presidente da OAB, Beto Simonetti, e os ministros Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência). Segundo relatos de pessoas próximas aos três, o bate-papo girou em torno de temas leves e sem conotações políticas.

O encontro chamou atenção por acontecer em meio a um ambiente de tensão entre os Poderes. O Senado e a Câmara enfrentam um impasse sobre a chamada “PEC da Blindagem”, enquanto a relação entre o governo federal e a Câmara está estremecida pelas discussões sobre uma possível anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro.

Apesar do pano de fundo conturbado, Motta e Alcolumbre demonstraram publicamente sintonia. Os dois posaram juntos para fotos durante a posse e divulgaram as imagens em redes sociais, com direito a elogios mútuos — Alcolumbre chegou a se referir ao deputado como “amigo”.

Nos próximos dias, a Câmara deve apreciar um projeto considerado estratégico pelo Palácio do Planalto: a reforma do Imposto de Renda. A proposta é vista como uma das principais apostas do governo para recuperar a popularidade do presidente Lula.

Por Paraíba Master

Relacionados