11 de novembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Paraíba promove oficina do Plano Brasis para impulsionar turismo internacional

 Paraíba promove oficina do Plano Brasis para impulsionar turismo internacional

Foto: Reprodução

#Compartilhe

Paraíba sediou, nessa terça-feira (11), a Oficina de Diagnóstico da Implementação do Plano Brasis e do Plano de Ação para Promoção Turística Internacional das Unidades da Federação (UFs), um encontro estratégico que reuniu representantes do trade turístico, gestores públicos e técnicos do setor para discutir o posicionamento do estado no cenário internacional do turismo.

A atividade é uma ação da Embratur, em parceria com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) e o Sebrae-PB. Conduzida pela equipe técnica da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a metodologia envolveu dinâmicas participativas, grupo focal e entrevistas com gestores e pontos focais do turismo estadual, visando aprofundar o diagnóstico e identificar potencialidades e desafios na execução do plano.

A consultora de pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, Juliana Carneiro, destacou que o encontro foi um espaço importante para reflexão e construção conjunta sobre o papel da Paraíba na promoção internacional do turismo. “Nesta oficina, refletimos sobre como o estado vem se articulando para fortalecer sua presença no cenário internacional. Discutimos aspectos de governança, identificamos os atores envolvidos nesse processo e mapeamos ações, projetos e programas já realizados, além daqueles que ainda podem ser desenvolvidos. Foi um momento de troca e colaboração, de pensar de forma integrada, com a própria Embratur, os próximos passos da promoção turística internacional”, explicou Juliana.

Para Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, o momento foi fundamental para alinhar estratégias e fortalecer a imagem da Paraíba no mercado internacional. “O Plano Brasis é uma oportunidade de reposicionamento do Brasil no turismo mundial, e a Paraíba está totalmente engajada nesse processo. Discutimos nossas vocações, os produtos turísticos que têm apelo internacional e as ações que podemos desenvolver de forma integrada com o trade e as instituições parceiras”, destacou Lucena.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, ressaltou a importância da integração entre os entes públicos e privados para que o estado avance de maneira estruturada. “O turismo é uma construção coletiva, e esse diagnóstico é essencial para podermos planejar melhor a promoção da Paraíba. O estado vem conquistando visibilidade com ações consistentes, e o Plano Brasis nos ajuda a dar mais um passo nessa trajetória de fortalecimento da marca Paraíba no exterior”, afirmou Rosália.

Paraíba Master com informações do Governo da Paraíba

Relacionados