Prazo para pedir devolução de descontos indevidos do INSS termina nesta sexta-feira (20)
Foto: Reprodução
Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que identificaram descontos não autorizados em seus benefícios devem se apressar: termina nesta sexta-feira (20) o prazo para solicitar o ressarcimento dos valores.
Inicialmente, a data limite era 14 de fevereiro, mas foi estendida após instabilidades nos sistemas da Dataprev, estatal responsável pela tecnologia da Previdência. Entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, uma manutenção deixou plataformas indisponíveis, prejudicando o acesso de beneficiários, especialmente pelo aplicativo Meu INSS.
Segundo dados mais recentes divulgados pelo INSS, até a última segunda-feira (16), cerca de 4,34 milhões de pessoas já haviam recebido a devolução, somando aproximadamente R$ 2,96 bilhões. Ao todo, foram registradas 6,38 milhões de contestações. Desse volume, cerca de 1,63 milhão de descontos foram considerados legítimos após comprovação por parte das entidades envolvidas.
As cobranças indevidas vieram à tona após a deflagração da Operação Sem Desconto, conduzida pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). A investigação revelou irregularidades em acordos firmados entre o INSS e associações de aposentados e pensionistas, o que resultou, inclusive, no afastamento de integrantes da alta gestão do órgão no ano passado.
A prorrogação do prazo teve como objetivo ampliar o acesso ao ressarcimento, permitindo que os segurados afetados resolvessem a situação sem a necessidade de recorrer à Justiça.
Como solicitar o ressarcimento
Os pedidos podem ser feitos pelos canais oficiais do INSS:
-
Pelo aplicativo ou site Meu INSS, com acesso via conta Gov.br;
-
Pela central telefônica 135, com atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h;
-
Presencialmente nas agências dos Correios, que prestam atendimento gratuito em milhares de unidades pelo país.
Por Paraíba Master