Após forte pressão, Gianni Infantino desiste de plano de “vender” parte da Copa do Mundo
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, anunciou que abandonou o plano de vender uma participação dos direitos comerciais da Copa do Mundo a investidores privados. A decisão foi tomada após forte reação negativa de confederações, dirigentes e integrantes da própria entidade.
A proposta previa a criação de uma empresa para administrar ativos comerciais da FIFA, incluindo a Copa do Mundo, com a venda de cerca de 20% de participação para fundos de investimento. A iniciativa tinha potencial para movimentar bilhões de dólares, mas foi criticada por colocar em risco o controle da principal competição do futebol mundial.
Em comunicado, Infantino afirmou que, embora a ideia tivesse apoiadores, ela acabou provocando divisões dentro da FIFA e, por isso, decidiu retirar o projeto. Segundo o dirigente, a prioridade agora é preservar a unidade da entidade e do futebol internacional.
A proposta enfrentou oposição de grandes confederações, como a UEFA, além de críticas pela falta de transparência no processo. A repercussão negativa também aumentou a pressão política sobre Infantino, que passou a enfrentar questionamentos sobre sua liderança às vésperas da eleição presidencial da FIFA, prevista para 2027.
Por Paraíba Master