Fachin mantém Dino em processos questionados por Flávio Bolsonaro no STF
Foto: Reprodução
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, rejeitou nesta quinta-feira (1º) o pedido apresentado pela defesa de Flávio Bolsonaro para afastar o ministro Flávio Dino de processos relacionados ao candidato, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e às Eleições 2026.
A defesa de Flávio havia protocolado uma arguição de suspeição na quarta-feira (30). Os advogados alegaram que a relação política e pessoal entre Dino e Lula poderia comprometer a imparcialidade do ministro na análise de processos com possíveis impactos sobre a disputa eleitoral.
Além do afastamento, a defesa havia solicitado uma decisão liminar para suspender imediatamente a atuação de Dino nos casos questionados. Também pediu que os processos fossem redistribuídos para outros ministros do Supremo.
Entre os assuntos citados estão processos envolvendo emendas parlamentares, o financiamento do filme “Dark Horse”, produção sobre Jair Bolsonaro, e requerimentos apresentados pelo PT ao STF.
A decisão de Fachin rejeitou o pedido, mantendo Dino nos processos mencionados pela defesa. Como o procedimento tramita sob sigilo, os fundamentos detalhados utilizados pelo presidente do STF não foram divulgados.
A defesa também questionou a atuação de Dino em decisões relacionadas à Justiça Eleitoral e a conteúdos envolvendo Flávio Bolsonaro e Nossa Senhora Aparecida. Os argumentos apresentados pelos advogados, no entanto, representam a posição da defesa e não uma conclusão do STF sobre a imparcialidade ou a conduta do ministro.
Por Paraíba Master