1 de outubro de 2026
Abrir Player em Nova Janela

Fachin mantém Dino em processos questionados por Flávio Bolsonaro no STF

 Fachin mantém Dino em processos questionados por Flávio Bolsonaro no STF

Foto: Reprodução

#Compartilhe

 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, rejeitou nesta quinta-feira (1º) o pedido apresentado pela defesa de Flávio Bolsonaro para afastar o ministro Flávio Dino de processos relacionados ao candidato, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e às Eleições 2026.

A defesa de Flávio havia protocolado uma arguição de suspeição na quarta-feira (30). Os advogados alegaram que a relação política e pessoal entre Dino e Lula poderia comprometer a imparcialidade do ministro na análise de processos com possíveis impactos sobre a disputa eleitoral.

Além do afastamento, a defesa havia solicitado uma decisão liminar para suspender imediatamente a atuação de Dino nos casos questionados. Também pediu que os processos fossem redistribuídos para outros ministros do Supremo.

Entre os assuntos citados estão processos envolvendo emendas parlamentares, o financiamento do filme “Dark Horse”, produção sobre Jair Bolsonaro, e requerimentos apresentados pelo PT ao STF.

A decisão de Fachin rejeitou o pedido, mantendo Dino nos processos mencionados pela defesa. Como o procedimento tramita sob sigilo, os fundamentos detalhados utilizados pelo presidente do STF não foram divulgados.

A defesa também questionou a atuação de Dino em decisões relacionadas à Justiça Eleitoral e a conteúdos envolvendo Flávio Bolsonaro e Nossa Senhora Aparecida. Os argumentos apresentados pelos advogados, no entanto, representam a posição da defesa e não uma conclusão do STF sobre a imparcialidade ou a conduta do ministro.

Por Paraíba Master 

Relacionados