IPB elege nova Mesa do Supremo Concílio para o quadriênio 2026–2030
A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) elegeu a nova Mesa do Supremo Concílio para o quadriênio 2026–2030. A eleição ocorreu durante a 41ª Reunião Ordinária do Supremo Concílio da denominação, realizada em Manaus (AM), entre os dias 26 de julho e 2 de agosto de 2026.
Conforme registrado na ata da sessão preparatória, disponível no iCalvinus, o mandato da nova Mesa terá duração até julho de 2030.
A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de igrejas locais que tem a Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática. Como sistema expositivo de sua doutrina, a denominação adota a Confissão de Fé e os Catecismos Maior e Breve.
Com sede civil na Capital Federal, a IPB possui uma estrutura de governo estabelecida por sua própria Constituição. Entre suas principais finalidades estão a adoração a Deus, a proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, a promoção da educação cristã e o desenvolvimento de obras sociais.
O governo da Igreja é exercido por meio de concílios e de seus representantes regularmente constituídos. O Supremo Concílio é a Assembleia Geral da IPB e constitui sua mais alta instância deliberativa.
A representação da Igreja, tanto ativa quanto passiva, judicial e extrajudicialmente, compete ao presidente do Supremo Concílio. Também cabe ao presidente conduzir as reuniões do Supremo Concílio e da Comissão Executiva, além de representar a denominação em suas relações internas e em seus vínculos intereclesiásticos, civis e sociais.
O presidente do Supremo Concílio é escolhido por voto direto e secreto para um mandato de quatro anos, sendo permitida a reeleição para períodos subsequentes.
Nova composição da Mesa
Para o quadriênio 2026–2030, foram definidos os seguintes secretários:
- 1º Secretário: Presb. George Santos Almeida
- 2º Secretário: Rev. Carlos Eduardo Aranha Neto
- 3º Secretário: Presb. Marco Aurélio Ribeiro
- 4º Secretário: Presb. Flávio Roberto de Almeida Heringer
A nova Mesa terá a responsabilidade de acompanhar e conduzir os trabalhos do Supremo Concílio ao longo dos próximos quatro anos, dando encaminhamento às decisões da Assembleia Geral e às demais atividades institucionais da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Por Paraíba Master