Operação Sentinela do Sertão mira crimes de abuso sexual infantojuvenil na internet
Foto: Reprodução
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (3), a Operação Sentinela do Sertão – Fase 1 para combater crimes relacionados ao armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil na internet. A ação ocorreu no município de Triunfo, no Sertão da Paraíba, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pela Vara Regionalizada de Garantias da Comarca de Patos.
Durante a operação, os agentes apreenderam computadores, celulares, mídias de armazenamento e outros dispositivos eletrônicos que podem conter provas para a investigação. Todo o material recolhido será submetido à perícia técnica, que deverá confirmar a autoria dos fatos, identificar a extensão do conteúdo encontrado e verificar a existência de possíveis vítimas ou de outras pessoas envolvidas.
Segundo a Polícia Federal, o investigado poderá responder pelo crime de aquisição, posse ou armazenamento de material contendo cenas de sexo explícito ou pornográficas envolvendo crianças ou adolescentes, previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A pena prevista é de um a quatro anos de reclusão, além do pagamento de multa.
A corporação também reforçou o alerta sobre a importância da segurança digital. A orientação é que pais e responsáveis acompanhem o acesso de crianças e adolescentes à internet, mantenham diálogo sobre os riscos do ambiente virtual e incentivem a denúncia de situações suspeitas, contribuindo para a prevenção desse tipo de crime e a proteção de possíveis vítimas.
Por Paraíba Master