29 de setembro de 2026
Abrir Player em Nova Janela

PF realiza encontro técnico na Paraíba para discutir avanços do Sistema Nacional de Análise Balística

 PF realiza encontro técnico na Paraíba para discutir avanços do Sistema Nacional de Análise Balística

Foto: divulgação

#Compartilhe

A Polícia Federal, por meio da Superintendência Regional na Paraíba (SR-PB), promove no próximo dia 24 de outubro, em João Pessoa, um encontro técnico para debater os avanços do Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB) e do Banco Nacional de Perfis Balísticos (BNPB). O evento, que conta com apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), reunirá autoridades, peritos e especialistas para fortalecer a integração dos sistemas às investigações criminais, segundo informações do Portal Paraíba Já.

Instituído pelo Decreto nº 10.711/2021, o SINAB integra as unidades da Federação e a Polícia Federal, permitindo comparar automaticamente projéteis e estojos de armas apreendidas ou coletadas em cenas de crime, identificando se foram disparados pela mesma arma de fogo. O BNPB, por sua vez, é o banco de dados que armazena e cruza esses perfis, auxiliando na elucidação de crimes e na formulação de políticas públicas de segurança. O encontro também apresentará resultados obtidos no país e na Paraíba, além de propor melhorias nos protocolos de encaminhamento de vestígios para cadastro no sistema.

A Paraíba tem se destacado nacionalmente na aplicação do SINAB, figurando entre os estados com maior volume de inserções e resultados. Até junho de 2025, mais de 4,5 mil elementos de munição haviam sido cadastrados no banco — sendo 1,6 mil de locais de crime e 1,5 mil padrões de armas apreendidas — o que coloca o estado em 7º lugar no ranking nacional. Foram registradas ainda 553 ligações balísticas (HITs), o 4º maior número do país, resultado da atuação conjunta entre os peritos federais e a Polícia Civil.

Um dos casos emblemáticos ocorreu na Baía da Traição, quando vestígios balísticos encontrados em uma ossada resultaram em correspondências com armas usadas em homicídios em Natal (RN). A integração entre os estados permitiu o indiciamento de suspeitos e reforçou o papel do SINAB na desarticulação de organizações criminosas com atuação interestadual.

O evento será realizado na sede da Superintendência da Polícia Federal na Paraíba, das 9h às 17h, e vai reunir representantes da segurança pública para discutir o papel da prova pericial balística na aplicação da lei penal, apresentar casos de sucesso e promover o aprimoramento técnico dos profissionais que atuam na investigação de homicídios e crimes armados.

Por Paraíba Master

Relacionados