TRE-PB realiza teste regional dos sistemas de candidatura para as Eleições 2026
Foto: Reprodução
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) recebe, de 18 a 22 de maio, o Teste em Campo Regional dos Sistemas de Candidaturas para as Eleições de 2026. A atividade, que ocorre das 9h às 18h, reúne 33 servidores de tribunais eleitorais de todo o país, além de representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O objetivo da iniciativa é identificar possíveis falhas e aperfeiçoar o funcionamento das plataformas antes do período oficial de registros de candidaturas.
Durante o teste, serão avaliadas diversas funcionalidades dos sistemas Cand e Candex. O Cand é utilizado internamente pela Justiça Eleitoral para processar os registros de candidaturas e gerar os dados que posteriormente serão incorporados às urnas eletrônicas. Já o Candex é voltado a candidatos e partidos, permitindo o envio online de pedidos de registro e da documentação exigida.
A ação reforça o compromisso da Justiça Eleitoral em garantir maior segurança e eficiência nos processos relacionados às eleições.
Por Paraíba Master