2 de setembro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

Xi Jinping propõe nova governança global e desafia influência ocidental em encontro com líderes de peso

 Xi Jinping propõe nova governança global e desafia influência ocidental em encontro com líderes de peso

Foto: Alexander KAZAKOV / POOL / AFP

#Compartilhe

Durante a 24ª cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), realizada nesta segunda-feira (1º) na China, o presidente Xi Jinping lançou a proposta de uma nova Iniciativa de Governança Global (IGG). O plano, apresentado diante de líderes como Vladimir Putin (Rússia) e Narendra Modi (Índia), sugere uma ordem internacional baseada em multilateralismo, igualdade entre nações e foco no desenvolvimento conjunto — em oposição ao que Xi chamou de “mentalidade da Guerra Fria” e práticas unilaterais.

Segundo a Agência Brasil, Xi defendeu cinco pilares para essa nova governança: respeito à soberania, valorização do direito internacional, participação igualitária, foco nas pessoas e ações práticas. A proposta foi interpretada por analistas como uma resposta direta à crescente pressão dos Estados Unidos, que vêm impondo barreiras comerciais e políticas a diversos países, inclusive à própria Índia, presente no evento.

O encontro marcou também uma reaproximação entre Índia e China, dois gigantes com histórico de tensões na fronteira. Modi e Xi se encontraram pessoalmente, gesto considerado simbólico pela diplomacia chinesa, que classificou o momento como parte de um processo de reconciliação iniciado durante o último encontro do Brics, em 2024. O clima positivo foi reforçado por Modi, que destacou a parceria estratégica com a Rússia e elogiou a organização do evento por Pequim.

Além das discussões geopolíticas, Xi Jinping anunciou apoio financeiro à OCX, com a promessa de US$ 280 milhões em ajuda e empréstimos de 10 bilhões de yuans aos bancos membros. A proposta chinesa de reformular a governança global ainda será tema de novas rodadas de diálogo, mas já conta com o apoio firme da Rússia, que enxerga na OCX um possível polo de liderança mundial alternativa.

Por Paraíba Master

Relacionados