Justiça suspende atividades de empresas investigadas por esquema com facção criminosa em Cabedelo
A Justiça da Paraíba determinou a suspensão das atividades de duas empresas investigadas por suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes em contratos públicos e possível ligação com organização criminosa em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. A decisão é um desdobramento da Operação Cítrico, conduzida pela Polícia Federal, Ministério Público da Paraíba (Gaeco) e Controladoria-Geral da União.
Segundo a investigação, as empresas Lemon Terceirização e Serviços Ltda e Avlis Mão de Obra Especializada Ltda ficam impedidas de manter atividades relacionadas ao município de Cabedelo, além de estarem proibidas de firmar novos contratos com a Prefeitura e a Câmara Municipal. A decisão foi proferida pelo desembargador Ricardo Vital de Almeida, do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Os órgãos de investigação apuram suspeitas de fraude em licitações, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e financiamento de organização criminosa. De acordo com o Ministério Público, integrantes de uma facção conhecida como “Tropa do Amigão”, apontada como ligada ao Comando Vermelho, teriam conseguido infiltrar pessoas indicadas pelo grupo na administração municipal por meio das empresas terceirizadas.
A decisão judicial também determina que o município faça a substituição das empresas por contratações emergenciais no prazo de 30 dias. Entre os alvos da medida estão ainda Luciano Júnior da Silva, apontado como proprietário de fato das empresas, e Aldecir Monteiro da Silva, sócio formal da Lemon.
As investigações seguem em andamento e os envolvidos deverão responder às medidas judiciais adotadas no decorrer do processo.
Por Paraíba Master