27 de setembro de 2026
Abrir Player em Nova Janela

Professor da UFCG é demitido pelo MEC após investigação de assédio contra estudantes

 Professor da UFCG é demitido pelo MEC após investigação de assédio contra estudantes

Foto: Reprodução

#Compartilhe

O Ministério da Educação (MEC) determinou a demissão de um professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) após a conclusão de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que apurou denúncias de assédio moral e de condutas de natureza sexual contra estudantes. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (14).

De acordo com a portaria assinada pelo ministro da Educação, Leonardo Osvaldo Barchini Rosa, o docente utilizou o cargo que ocupava na instituição para praticar atos de conotação sexual e assédio moral contra alunas. O documento também aponta o chamado “valimento do cargo”, termo utilizado para caracterizar o uso da função pública para obtenção de vantagem pessoal ou para a prática de irregularidades.

Até a publicação da decisão, Antônio Lisboa Leitão de Souza exercia a função de professor associado da UFCG e integrava o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-UAED-CH), onde orientava pesquisas e trabalhos acadêmicos.

O MEC informou ainda que o processo administrativo segue sob sigilo e que, até o momento, ainda não há decisão definitiva na esfera administrativa.

Por Paraíba Master

Relacionados