28 de setembro de 2026
Abrir Player em Nova Janela

Senadora propõe punições mais rígidas para crimes graves contra mulheres

 Senadora propõe punições mais rígidas para crimes graves contra mulheres

Foto: Reprodução

#Compartilhe
O Senado Federal analisa um projeto de lei que propõe endurecer as punições para crimes graves cometidos contra mulheres no Brasil. A proposta prevê que crimes como feminicídio, estupro e estupro de vulnerável se tornem imprescritíveis, permitindo que os responsáveis possam ser julgados e punidos independentemente do tempo transcorrido desde o crime.

O texto também determina que não haja prescrição para casos de lesão corporal dolosa contra mulheres quando houver lesão grave, gravíssima ou morte da vítima. Além disso, o projeto proíbe a progressão de regime para condenados por esses crimes.

A proposta é de autoria da senadora Ana Paula Lobato, do PSB do Maranhão, e altera o Código Penal, a Lei dos Crimes Hediondos e a Lei de Execução Penal.

Segundo a parlamentar, a iniciativa busca fortalecer o combate à violência de gênero e reduzir a impunidade. Na justificativa do projeto, ela destaca dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Anuário Brasileiro de Segurança Pública que apontam altos índices de feminicídio e estupro no país.

“Mais de 70% das vítimas de feminicídio são mortas por parceiros ou ex-parceiros; os casos de estupro ultrapassam 70 mil registros anuais, com forte subnotificação”, afirma a senadora no texto da proposta.

Atualmente, apenas crimes de racismo e ações de grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado democrático são considerados imprescritíveis pela legislação brasileira. Esses crimes também são inafiançáveis.

Por Paraíba Master

Relacionados